top of page
  • pedrinhomoreira99

Como transformar uma Van numa van de acampamento e viajar pelo Brasil

Atualizado: 23 de abr.





A autoescola Estoril sabe que o sonho de muitos brasileiros é transformar uma van e sair por aí, conhecendo o país e acampando. Com a chegada de novos jeitos de trabalhar, se tornou possível conhecer o mundo sobre rodas, sem perder a conectividade.

Os chamados motorhomes são veículos personalizados, que permitem que o condutor more nele. Dentro é possível encontrar banheiro, chuveiro, sofá e até mesmo cama e tudo isso é feito através de adaptações.

Mas, essa transformação sozinha não resolve todo o problema, visto que também é necessário aprender a pilotar o veículo e ter uma boa internet. São questões básicas, mas que fazem toda a diferença na hora de transformar sua van.

O trailer pode servir até mesmo como escritório para criação de conteúdos e a transformação pode ser feita por preços bem baixos. E é sobre esses e outros assuntos que vamos falar no texto a seguir.


É possível transformar uma van em um trailer?


Uma das dúvidas sobre o tema, é se é de fato possível transformar uma van comum, em uma van de acampamento. Uma das razões para isso, é que hoje se tornou comum encontrarmos pessoas que decidiram pôr o pé na estrada e viver viajando.

A maioria são gente como a gente, que se cansou da rotina cansativa de escritórios e decidiram mudar os rumos da sua jornada. Algumas compraram veículos prontos, mas outras mais corajosas decidiram transformar seus próprios veículos em acampamentos.


Daí, surgiu uma enxurrada de motorhomes incríveis, que possuem tudo o que precisamos para vivermos. Mas, antes de tudo, o motorista deve escolher bem qual a van que irá comprar, para evitar problemas no futuro.

Existem inúmeras opções, de inúmeras marcas, que servem para a transformação. E antes de falar sobre elas, vamos responder a pergunta que dá nome ao tópico: sim, é possível transformar sua van!


Modelos para transformação


Antes de fazer a sua compra e buscar uma equipe especializada na transformação ou se pretende fazer por conta própria, precisa conhecer os modelos recomendados. Pois, essa etapa vai garantir sucesso em todas as outras.

Existem opções para todos os gostos e bolsos, e cada uma das vans indicadas serve para a modificação e utilização como acampamento. Com isso, você terá seu motorhome ou campervan e poderá sair por aí, se apaixonando pelo Brasil.

Se você é motorista ou até mesmo está em busca de sua CNH, precisa conhecer essas dicas. Afinal, se um dia você desejar realizar a compra de alguma das opções abaixo, poderá sair por aí andando sem preocupações.

A Autoescola Estoril sabe que isso é essencial, e vamos ajudá-lo a obter sua licença e deixar sua van transformada legal.


Kombi: popular e eficiente



Escolher o modelo ideal passa por algumas etapas e a primeira delas é a escolha do veículo. A primeira e mais comum opção que temos no mercado, é a Kombi, modelo básico de van da Volkswagen. A estrutura da Kombi é baseada no conceito lata/motor e por isso ela costuma ser mais barata. Por menos de R $30 mil, você já consegue realizar a modificação e transformar sua Kombi em uma van de acampamento. Com isso, e com a ajuda da Autoescola Estoril, você já consegue sair por aí conhecendo todas as belezas que o Brasil tem a oferecer. Os principais motivos para você transformar a Kombi está no seu preço barato, tanto na hora da compra, quanto na hora de fazer a manutenção. Outro pró que o veículo possui, é a tração traseira, que permite que você a use nos mais diversos terrenos. Mas como nem tudo são rosas, o veículo peca em alguns pontos, como na falta de componentes de segurança e motores a gasolina.


KIA Besta



Mais uma vez um veículo barato e com excelente uso para viagens pelo país. Ela é uma daquelas vans que você só encontra usada, e por isso se prepare para uma rodagem alta. Afinal, quem adquire uma van Besta, não consegue parar de usar.

É possível encontrar a van à venda por cerca de R $20 mil, e para isso, você pode procurar pela internet ou em estacionamentos especializados. Mas, antes de finalizar a compra, tenha em mente que as peças são bem difíceis de serem encontradas.

Você pode importar esses componentes, pois em alguns países, a Van se encontra em fabricação, mas com outro nome: Kia Pregio. A opção é bem vantajosa em alguns aspectos, como na economia de combustível, visto que a KIA Besta tem motor a diesel. Por conta disso, os donos do veículo a recomendam muito e a manutenção é rara, e apesar das peças serem difíceis de serem encontradas, a manutenção é barata. Os contras do veículo são os preços na hora de comprar a van, visto que as opções usadas, em alguns casos, tem o mesmo valor de vans modernas. Mas se deseja transformar sua van, e sair por aí viajando, essa pode ser uma boa opção.


Transformando a Van: estrutura


A primeira coisa que você deve fazer na hora de iniciar a transformação de sua van, é entender o tamanho do veículo. Nem todos os veículos fazem parte da categoria B, e por isso entender o peso é essencial.

Se a opção escolhida tiver mais de 3.500 KG, você deve se dirigir a Autoescola Estoril e solicitar a obtenção da Categoria C. Além disso, também deve documentar todas as mudanças no Detran, e nessa etapa nossa equipe também pode ajudar.


Para muitos, essa é a fase mais chata do processo, mas com nossa Autoescola, isso deixa de ser um problema, e você consegue focar em processos criativos. Será importante entender como ficará sua van após transformada, e por isso, sugerimos que você elabore um bom e eficiente projeto.

Desenhe e coloque no papel tudo o que planeja para sua van, e após isso, realize o cálculo e identifique onde cada item vai ficar. Lembre-se de colocar tudo: cama, banheiro, cadeiras e mesas, armários e até mesmo a área de controle.

Tudo isso será usado por você na hora de sair viajando, e deve ser elaborado com o máximo de êxito possível.


Sistemas hidráulicos e elétricos


Essa talvez seja a etapa mais importante de todo o processo, visto que se algo sair errado aqui, todo o resto vai falhar. Na hora de elaborar seu sistema hidráulico, lembre-se que usará o veículo em viagens e em alguns casos você pode ficar sem água.

Portanto, é imprescindível encontrar formas de economizar água e reutilizá-la. Instale filtros, componentes que armazenem água e lembre-se do espaço, buscando sempre que possível aproveitar o máximo possível.

Na hora de instalar o chuveiro, fique atento ao local, pois se colocado em um ponto ruim, pode molhar toda a sua van de acampamento.

Outro recurso básico para seu motorhome poder sair rodando o Brasil em busca de aventuras, é a eletricidade. Sem ela, nenhum automóvel funciona e no caso da transformação de vans, é importante ter sistemas que gerem e transformem a energia.





Muitos usuários saem pelo Brasil e levam seus trabalhos consigo, por isso, ter uma tomada disponível em sua van, é item que não pode faltar. No mercado, existem diversos geradores de energia solar veicular, que funcionam através da movimentação do veículo. Ou se preferir, pode optar também por baterias, que podem ser carregadas e oferecem energia para a van.

Cada opção possui uma vantagem, e nessa hora não é bom economizar, pois são itens básicos para seu domicílio.

Demais itens


Se você tiver feito tudo isso, de maneira adequada, agora pode focar na parte mais legal da transformação: mobiliar a van. A primeira coisa que você precisa ter em sua van, caso deseje viajar pelo país, é uma boa cozinha.

Assim como em nossas casas comuns, a van de acampamento também precisa oferecer formas de você preparar seus alimentos. Afinal, você pode não ter dinheiro ou sequer encontrar restaurantes em todas as suas viagens.



Um bom e pequeno fogão, além de uma boa e econômica pia é essencial, e você encontra isso em diversas lojas. Ao comprar, lembre-se de instalar em um local firme, já que sua van de acampamento irá se movimentar.

Além disso, é importante ter uma pequena geladeira ou frigobar, para garantir que seus alimentos ficarão frescos. Não precisa ser nada grande, mas é importante ser funcional, e também é necessário fechar bem as portas, com cordas ou imãs.

Por fim, os móveis precisam ser bem planejados, e você pode fazer por sua conta ou em parceria com uma equipe técnica.


Uma boa internet


Todos esses itens são essenciais, mas se você não tiver uma boa internet na sua van de acampamento pode ficar sem comunicação. Hoje em dia, os nômades digitais se tornaram comuns, e muitos deles escolheram vans de acampamentos como lar.



Entretanto, é importante prestar atenção na hora de escolher uma boa internet, como por exemplo a Oi. Assine Oi e tenha até mesmo em sua van de acampamento uma boa internet e faça tudo o que precisar.

Registre sua viagem e divulgue com seus amigos e familiares, transforme sua van e se divirta viajando pelo país. Hoje não é mais só um sonho distante, pois já é possível transformar sua van em uma van de acampamento e sair por aí.

Lembre-se de escolher um bom pacote da Oi, que atenda você e seu uso, e vá ser feliz.


Tenha uma boa autoescola ao seu lado


Outro item importante, que você deve buscar antes de transformar sua van, é saber pilotar uma van. Isso mesmo, não adianta saber fazer a mudança, é preciso saber controlar essa van de acampamento na estrada. E isso só é possível na Autoescola Estoril.

Com cursos preparatórios incríveis, você vai conseguir dirigir sua van de acampamento sem problema, e o melhor: seguindo a lei. Pois, talvez seja necessário modificar a categoria da CNH, e isso exige que você saiba dirigir outros tipos de veículos.

Agora só depende de você transformar sua van e sua vida, pois já oferecemos as melhores dicas do mercado. Com uma boa van, um bom projeto, uma internet de alta qualidade e com boas técnicas de pilotagem, que você adquire na Autoescola Estoril, é só dirigir.

No Brasil, você pode ir para diversos e lindos destinos, levando sua família e sua casa!







留言


bottom of page