top of page
  • Foto do escritorVem Pra Web

Primeira Habilitação e a sensação de dirigir nas estradas nos primeiros meses




primeira habilitação
primeira habilitação

Primeira Habilitação


Primeira Habilitação e a sensação de dirigir nas estradas nos primeiros meses Ao completar 18 anos, tudo o que queremos é conquistar nossa Primeira Habilitação. Para podermos sair por aí, rodando e desbravando o mundo, é preciso antes ter a nossa Carteira Nacional de Habilitação.


E quando conseguimos isso, nossa vida se torna mais emocionante e nos sentimos livres e com o mundo em nossas mãos. Para muitos essa experiência, de pilotar um veículo pela primeira vez é inesquecível.


Uma das melhores coisas da vida é a liberdade e a possibilidade de conhecer o mundo. Com um carro ou moto isso já se torna possível, e tudo depende de você. Assim sendo, se você é um aventureiro, que ama o Brasil e está em busca da sua primeira CNH, o texto a seguir é para você.


Vamos contar tudo o que você precisa saber para conseguir sua permissão e o que fazer para sair em busca de novos lugares. Continue lendo se quer saber sobre tudo isso e muito mais!


Tirar a CNH


tirar a primeira habilitação
tirar a primeira habilitação

A Carteira Nacional de Habilitação é gerada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito, e é a permissão para dirigir. Pode parecer óbvio, mas nem todos compreendem a importância que o documento possui.


Por meio dele, você pode dirigir motos, carros, caminhões, vans e ônibus, e para obtê-la o candidato precisa ter 18 anos. Para algumas categorias de CNH, é preciso ter idade superior, mas como esse não é o foco do nosso texto, não vamos falar muito sobre.

Todo o processo é dividido em etapas, e o aluno precisa obter aprovação em todas elas, para no final conseguir a tão sonhada CNH. Além disso, também é importante ter alguns pré-requisitos.


O primeiro deles é a idade mínima de 18 anos, o que em termos legais, nos torna passíveis de responsabilidade penal. Isso porque, conduzir um veículo pode ser bem perigoso, e é importante que o condutor possa arcar com as consequências dos seus atos.

O segundo requisito é saber ler e escrever, pois além de provas práticas, o aluno deve saber as questões teóricas relativas ao trânsito.

Por último, é necessário ter CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de residência. Esses são os documentos básicos para dar entrada na sua habilitação.


Inscrição


Se você está em busca da sua primeira CNH, é preciso realizar algumas etapas e a primeira delas é a inscrição. Para fazer isso, você pode acessar a plataforma do Detran e preencher um formulário inicial.

Será necessário informar seus dados pessoais e de contato, e ainda emitir o boleto para pagamento da taxa. Outra maneira de realizar esse cadastro, é de maneira presencial, em uma sede do Detran ou no Ciretran de sua cidade. Também é possível fazer sua inscrição em um Centro de Formação de Condutores.


Feito isso, você já poderá começar a se preparar para as outras etapas.


Exame psicotécnico


Para permitir que o futuro condutor comece a jornada rumo à tão sonhada CNH, o Detran exige a realização de um exame psicológico. Na maioria dos casos, o teste pode ser agendado na clínica definida pelo Departamento.


Não é possível escolher o local onde o exame será realizado, mas os horários e datas podem.

Para agendar, é necessário pagar uma taxa, e ligar para o número impresso no boleto. Além disso, as clínicas também realizam a cobrança, cujo pagamento deve ser feito em dinheiro.


No mesmo dia dos testes o candidato já consegue saber se foi aprovado ou não. Em caso negativo, a clínica também irá informar o motivo da reprovação.

O principal objetivo dos exames, é analisar se o candidato tem aptidão física e mental de dirigir.


Curso Teórico


Para obter sua CNH, você deve estar preparado para estudar, pois existem etapas teóricas obrigatórias. A principal é o curso teórico, no qual o aluno irá se preparar para a prova de legislação, que vamos falar mais adiante.


O processo teórico pode ser realizado em Cursos de Formação de Condutores ou na Auto Escola Estoril. Com carga horária de 45 horas, o condutor vai aprender todos os itens básicos sobre as leis de trânsito.


Cada local possui um sistema de controle biométrico, e o futuro motorista deve acompanhar todas as aulas. Após encerrar o curso, é hora de pagar a taxa para realizar a prova de legislação e agendar o teste.


Prova de legislação


Se você pretende sair pelo país viajando, saiba que precisa obter a aprovação na prova de legislação. Esse agendamento pode ser feito pelo site do Detran ou na Auto Escola Estoril. Um comprovante de agendamento será emitido, e você terá acesso a informações como a data, o horário e o local onde será aplicado o exame.


Você pode escolher quase tudo isso, visto que o horário é definido pelos órgãos responsáveis. A pontuação mínima exigida para a prova é 21 pontos, e caso você consiga esse número, poderá continuar nas próximas etapas.


Todos os dados e alterações sobre o teste podem ser realizados pela plataforma do Detran. Nossa equipe tem como foco você, e por isso oferecemos as melhores aulas teóricas, com professores experientes.

Com isso, você irá obter a aprovação de maneira bem fácil, sem dúvidas e conseguir avançar para a próxima etapa.


Curso prático


Se você conseguir aprovação na prova teórica, é hora de avançar e começar a etapa mais legal: aprender a pilotar na prática. Antes de iniciar as aulas, você deve realizar o pagamento para obter a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular.

Além disso, também deve escolher qual a categoria desejada, sendo possível obter as duas, caso seja o seu desejo. Veja abaixo quais são as opções:


  • Categoria A: para motos e veículos com até 3 rodas

  • Categoria B: para veículos leves, com 4 rodas


Ambas as categorias exigem que o aluno realize 20 horas mínimas, sendo 1 hora durante a noite. E, mais uma vez, a Auto Escola Estoril precisa ser mencionada, pois com seus excelentes instrutores, consegue garantir sucesso nas aulas e no aprendizado do aluno.


Teste de direção


Assim como todas as etapas, para realizar o teste de direção, você deve efetuar o pagamento do DAE. Quem marca o exame é o Centro de Formação de Condutores (CFC). Porém, a data, local e horário é definido pela Delegacia de Trânsito.


Caso o aluno seja reprovado, pode solicitar um novo exame após um prazo de 15 dias, e novamente será necessário ir a um CFC. Se houver ausência do aluno, também é necessário remarcar o teste.


É difícil tirar a primeira carteira de motorista?


viajando com a primeira habilitação
viajando com a primeira habilitação

Agora que você já entende sobre os caminhos que deve seguir, é hora de descobrir se é difícil tirar a primeira CNH. Em suma, não, não é difícil, mas se você for uma pessoa nervosa, pode ser um problema.


Um dos principais problemas, que ocasionaram a reprovação dos alunos, é a ansiedade e o nervosismo. Com isso, o aluno não consegue aplicar todo o aprendizado obtido e não passa na prova de legislação ou prática.


Por mais que seja óbvio, a preparação adequada pode ser útil para evitar isso. Venha já para a Estoril e aprenda, com bons professores, a pilotar sem medo. Sabemos o quão difícil pode ser tirar nossa primeira carteira de motorista. Mas, também sabemos fórmulas e dicas que vão te ajudar na hora de fazer sua prova.

Com isso, seu sonho de sair pelo mundo, em busca de aventura, se tornará realidade.


Tenha uma boa internet


pesquisando sobre a primeira habilitação
pesquisando sobre a primeira habilitação

Se você conquistou sua primeira carteira de motorista, e quer sentir o prazer de viajar dirigindo, tenha também uma boa internet. Se manter conectado é requisito mínimo para tudo que vamos fazer, e para viagens isso é ainda mais importante.


Por meio de apps como Waze ou Maps, você consegue ir para onde quiser, e da maneira mais segura possível. Além disso, se você é daqueles que amam viajar cantando e vendo vídeos, uma boa internet é essencial.


A Oi possui cobertura em todas as regiões do país, e você pode ir do Oiapoque ao Chuí e ainda conversar com sua família. Tá esperando o que para assinar a Oi?


Dirija e sinta a liberdade que só a direção e uma boa internet possuem, e seja livre. A liberdade deve ser sua maior aliada, e conhecer praias, tirar fotos e ganhar seguidores pode te ajudar muito.


O melhor do mundo é viajar


Quem disser que viajar é ruim, está mentindo. Uma das razões pelas quais muitas pessoas procuram pela primeira CNH, é a possibilidade de viajar por conta própria. Quem diz que não gosta de viajar, é porque nunca saiu por aí sem rumo.


Essa sensação, é algo tão surreal, que todos deveriam sentir. Além das borboletas no estômago, a adrenalina de fazer algo diferente é uma sensação constante. Se você é jovem ou apenas conquistou sua primeira carteira de motorista agora, deveria experimentar a sensação.


Existem diversas maneiras de sair por aí viajando, sendo possível viajar de moto, carro e até mesmo em motorhomes. Cada opção tem seus prós e contras, mas em comum elas têm a diversão.

Se divertir é algo que buscamos o tempo todo, e as viagens, sejam elas longas ou não, permite isso.


Rode pelo Brasil


O Brasil tem tantas belezas naturais, que fica difícil escolher a melhor opção. Tem para todos os gostos, desde locais para quem ama praias, até para aqueles que adoram o interior.


Cada opção tem suas vantagens e você, que tenha sua primeira CNH em mãos, tem acesso a todas elas. Pois é, com um carro e tanque cheio, ou uma moto, se você for mais aventureiro, você já consegue desbravar o mundo.


Existem projetos de viajantes que partem do Brasil rumo a diversos outros países, e isso é algo bem acessível hoje em dia. Vá agora mesmo em busca dos seus sonhos, pois são eles que nos movem e nos mantêm vivos.


A Autoescola Estoril está aqui para ajudar você nesse processo, e se quer sua CNH, o melhor local para obtê-la é aqui. E lembre-se: assine Oi e tenha todo um mundo em suas mãos também.


Não é impossível, e qualquer pessoa pode ter acesso a essas aventuras. Aproveite a vida, e saia em busca de novas histórias!



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page